header top bar

section content

Plano emergencial deve monitorar sete praias do Ceará atingidas por óleo

Resultado da avaliação deve ser divulgado semanalmente. A proposta está sujeita à aprovação do Coema.

Por G1 CE

13/11/2019 às 08h50

Óleo atingiu a praia de Canoa Quebrada nesta quinta-feira (23). Local é um dos principais pontos turísticos do Ceará (Foto: Reprodução/SVM)

Um Plano Emergencial de Balneabilidade (PEB) foi apresentado nesta terça-feira (12) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para monitorar, inicialmente, sete praias cearenses atingidas pelo derramamento de óleo no mar, durante seis meses. O resultado do trabalho deve ser divulgado semanalmente pelo órgão. A proposta está sujeita à aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que vai reunir o colegiado nesta quinta-feira (14).

A primeira lista de praias a serem monitoradas é formada por:

Litoral Leste

Icapuí;
Canoa Quebrada (Aracati);
Prainha do Canto Verde (Beberibe);
e Sabiaguaba (Fortaleza).

Litoral Oeste

Icaraí;
Cumbuco;
e Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara).

O plano vai avaliar as condições das águas e areias por meio de exames físico-químicos para identificar presença de substâncias químicas e micro-organismos. O monitoramento feito atualmente é apenas microbiológico.

Os novos boletins devem expor os níveis de contaminação das praias e orientar a população quanto às atividades econômicas e de lazer nos pontos examinados.

“Em caso de identificação do risco de contaminação, agentes econômicos e frequentadores serão alertados sobre as providências que serão tomadas de emergência, para remover os resquícios do óleo e minimizar os efeitos da substância”, informa a Semace.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/11/12/plano-emergencial-deve-monitorar-sete-praias-do-ceara-atingidas-por-oleo.ghtml

Recomendado pelo Google: