header top bar

section content

Rádio Guarabira FM alcança 60 mil pessoas na live do programa Correio da Manhã

Levando em consideração que no mesmo horário outras 3 emissoras, portais e blogs também fazem transmissões, o jornalístico da Rádio Guarabira FM segue em alta na microrregião de Guarabira

Por Portal Diário com Manchete PB

19/07/2019 às 15h09

Aproximadamente 60 mil pessoas foram alcançadas, 8 mil envolvimentos, 1.600 compartilhamentos, 11 mil visualizações e 700 comentários na live

“O Rádio mudou. Foi expandido. Transbordou pelo celular e pelas redes sociais” – Essa é constatação do pesquisador doutor Marcelo Kischinhevsky, que publicou um livro abordando a temática. De fato, não dá para negar, o rádio é hoje um meio de comunicação expandido, que extrapola as transmissões convencionais e transborda para as mídias sociais, invadindo os celulares.

Em múltiplos formatos e configurações, o rádio contraria as previsões mais pessimistas e se afirma, cada vez mais, como trilha sonora da vida cotidiana, como espaço de manifestação social, cultural, política, como um lugar em que ouvimos os sons do mundo, do país e da cidade e em que devemos lutar para nos fazer ouvir.

Quem entendeu perfeitamente esse momento foi a Rádio Guarabira 90.7 FM, localizada em Guarabira, emissora do Sistema Correio de Comunicação. Indiscutivelmente, a Rádio vem alcançando índices surpreendes quando comparados com as suas principais concorrentes. A grande sacada foi ampliação da já consolidada audiência no dia (frequência no rádio convencional) para as redes sociais, especialmente o Facebook. Transmitindo o Jornal Correio da Manhã, das 6h às 9h, com Rafael San, Jean Ganso e Paulo Costa, a LIVE (função do Facebook que permite criar vídeos com transmissão ao vivo) supera e muito as demais. Uma demonstração de força foi a transmissão desta sexta-feira (19) onde, segundo dados fornecidos pela própria empresa Facebook, aproximadamente 60 mil pessoas foram alcançadas, 8 mil envolvimentos, 1.600 compartilhamentos, 11 mil visualizações e 700 comentários.

Levando em consideração que no mesmo horário outras 3 emissoras, portais e blogs também fazem transmissões, o jornalístico da Rádio Guarabira FM segue em alta na microrregião de Guarabira. O resultado foi comemorado pela equipe. O empresário Rutinho Sales, proprietário do Varejão dos Calçados, premiou 3 internautas que compartilharam a live. O sorteio foi feito no final do programa pelo perfil Rádio Guarabira FM no Facebook.

Outra característica da emissora é folha de clientes. As melhores marcas e serviços da cidade e região não escondem a preferência pela Guarabira 90.7 FM, seja no horário jornalístico, seja nos horários musicais. Eles enxergam a mídia nesta emissora como um investimento certeiro.

O Jornal Correio da Manhã se diferencia por sua dinâmica. O radiofônico une a irreverência do repórter Jean Ganso e o equilíbrio do apresentador Rafael San. Com a mesma intensidade que Ganso briga, denuncia e incorpora personagens do meio popular, Rafael pondera, aconselha, ler mensagens de otimismo e enfatiza muito a fé em Deus através da Bíblia. Quando é preciso, divergem e debatem temas que o povo quer ouvir. Tem linguagem para todos níveis da camada social. A ideia deu certo!

Reflexão

A proximidade do rádio com o público ouvinte, a capacidade de intervenção social possibilitada pela instantaneidade e o caráter comunitário da abordagem jornalística fizeram do rádio, desde o seu princípio, um veículo interativo. Esta característica passa hoje por um processo de adaptação, provocado pelo processo de convergência, pelo surgimento de um novo perfil de ouvinte e pela popularização das redes sociais na Internet.

A ascensão da Internet como plataforma de comunicação contribui para o surgimento
de um novo tipo de usuário e, consequentemente, com o atual processo de convergência
midiática, de um novo ouvinte de rádio. Com a adesão do jornalismo radiofônico à Internet, o perfil do ouvinte de rádio também se alterou. Surge então o ouvinte-internauta.

O rádio não fala mais para um ouvinte passivo, mas para alguém que deseja participar, contribuir – mais do que fazia até então. O ouvinte – agora também internauta – busca outras fontes de informação, cruza, contesta, discute, corrige, atualiza, conversa com o jornalista que está no ar. Mais do que nunca, o ouvinte participa. (LOPEZ, 2010, p. 115).

Fonte: Portal Diário com Manchete PB - http://www.manchetepb.com/guarabira-fm-alcance-60-mil-pessoas-na-live-do-correio-da-manha/

Recomendado para você pelo google

HOMENAGEM

VÍDEO E FOTOS: Familiares e amigos celebram o centenário do cajazeirense, José Rolim Guimarães

CULTURA

Professoras da UFCG de Cajazeiras lançam livro sobre ‘Ética, Bioética e Controle Social da Ciência’

RELIGIÃO

VÍDEO: Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos é oficialmente lançada. Confira a programação!

SOLUÇÃO

VÍDEO: Continuando série sobre o lixão, Xeque Mate fala de ações para resolver problemática do lixão