header top bar

section content

Funceme prevê chuvas nesta quarta-feira no Ceará

Chove em Fortaleza desde o início da madrugada. Temperatura ficou mais amena no início da manhã com os termômetros computando a mínima de 22°C.

Por Ceará 1 com G1CE

03/07/2019 às 14h20 • atualizado em 03/07/2019 às 12h22

Cidade de Mulungu no Maciço de Baturité amanheceu com neblina e leve chuva. Termômetros registraram mínima de 17°C no início da manhã. (Foto: Neile Leitão/Arquivo Pessoal)

Fortaleza registra chuvas desde as primeiras horas desta manhã de quarta-feira (3). Com as precipitações, de 7 milímetros (Posto Pluviométrico da Água Fria), a temperatura na capital cearense ficou mais amena no início da manhã com os termômetros computando a mínima de 22°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mesmo com a leve chuva, alguns semáforos apresentam problemas. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou para o G1 que dois semáforos para pedestres apresentam problemas. O da Avenida Presidente Costa e Silva em frente à Escola André Luiz está apagado. Já na Avenida Paulino Rocha, entre as ruas Otilia Carvalho e Luiz Saraiva, está piscante.

De acordo com a Funceme, o mês de julho é conhecido como pós-estação chuvosa. Durante este período, as precipitações quando ocorrem são ocasionadas por áreas de instabilidade atmosférica, responsável pelas chuvas desta quarta, e também por um sistema chamado Ondas de Leste, que atua nos estados mais ao leste do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Ainda segundo a Funceme, o mês de julho começa com previsão de nebulosidade variável em todas as macrorregiões do Ceará. Os meteorologistas do órgão depois de estudarem imagem de satélite no início da semana indicaram que havia uma tendência de formação de algumas áreas de instabilidade no Leste do Nordeste que deveriam alcançar o estado do Ceará entre a tarde e a noite desta quarta-feira.

Previsão e atuação da Zona de Convergência
A previsão para esta quarta é de nebulosidade variável e possibilidade de chuva no litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe e na Região da Ibiapaba no meio da semana, com nebulosidade variável nas demais áreas.

Previsão para quarta-feira (3):

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, nebulosidade variável.
Previsão para quinta-feira (4):

Nebulosidade variável em todas as regiões
Previsão para sexta-feira (5):

Nebulosidade variável em todas as regiões.

Chuvas de julho

O maior registro de precipitação no mês de julho ocorreu no município de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão dos Inhamuns, com 64 milímetros. Essa chuva foi computada entre segunda e terça-feira. Em seguida aparece Tauá, também no Sertão dos Inhamuns com 43,2 milímetros. Outra região que houve chuvas foi no Maciço de Baturité. Em Pacoti choveu 8,4 milímetros.

No balanço parcial referente às chuvas do intervalo entre as 7h desta terça (2) e as 7h de quarta, há indicação de registros em, pelo menos, 22 municípios. Os maiores acumulados observados foram em Cascavel (29 mm), São Gonçalo do Amarante (25 mm) e Beberibe (22 mm).

Balanço mês de junho
Conforme balanço parcial da Funceme, o mês de junho fechou com chuvas 16,2% abaixo da média, que é de 37,5 mm, ou seja, o observado foi de apenas 31,4 milímetros.

Apesar da redução das precipitações já esperada em relação em relação aos meses da Estação Chuvosa, fevereiro a maio, a necessidade do uso consciente da água segue sendo necessário.

Neste momento, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 74 estão com volume abaixo dos 30%. Além disto, reservatórios como o Castelão apresenta apenas 5,33% da sua capacidade total.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/07/03/funceme-preve-chuvas-nesta-quarta-feira-no-litoral-do-ceara-macico-de-baturite-e-regiao-da-ibiapaba.ghtml

Recomendado para você pelo google

MUITA HISTÓRIA

VÍDEO: Idosa da cidade de Patos completa 107 anos com lucidez e bom humor; conheça sua história de vida

ROTINA

VÍDEO: Homem é preso na cidade de Cajazeiras após furtar celulares de loja em dois dias seguidos

NÃO QUIS ESPERAR

VÍDEO: Vereador de Itaporanga rompe com deputado estadual e anuncia que será candidato a prefeito

NOVO DECRETO

VÍDEO: Exonerações, cortes e proibições na prefeitura de Cajazeiras é para garantir 13º, diz secretário