header top bar

section content

Ceará tem chuva em todas as regiões em 24 horas; Tamboril registra 59 milímetros

Segundo a Funceme, os registros de chuvas deverão atingir mais de 50% do território nesta segunda-feira e terça-feira.

Por Ceará 1 com G1CE

30/04/2019 às 08h43

Na Avenida Doutor Theberge, os carros passavam com muita dificuldade e quem que se arriscou a andar na via teve que enfrentar o alagamento (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Choveu em pelo menos 94 municípios no intervalo de 24 horas, entre a manhã de domingo (28) e as 7h desta segunda-feira (29), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 10h40. Houve precipitações em todas as regiões do estado.

A maior precipitação foi registrada em Tamboril, no Sertão do Inhamuns, com 59,0 milímetros. Além de Tamboril, a cidade de Santa Quitéria, na Região Central, também recebeu boas precipitações. A maior chuva de Fortaleza ocorreu no Posto da Água Fria, com 33,0 milímetros.

Depois do fim de semana com chuvas mais expressivas no norte do Ceará esta porção do estado terá área sob previsão reduzida, já que a indicação é de precipitações isoladas, ou seja, tendência para chuvas de 20% a 50% da área.

Previsão do tempo para terça-feira
A previsão do tempo elaborada pela Funceme na manhã desta segunda-feira aponta cenário favorável à nebulosidade variável com precipitações isoladas na faixa litorânea e Ibiapaba. Já para as demais áreas, a indicação é de eventos de chuva.

Conforme análise de imagem de satélite e resultados de modelos numéricos, a avaliação dos meteorologistas da Funceme é de cenário mais favorável para chuvas no centro-sul do Ceará ao longo de segunda.

Isto ainda se deve à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deverá contribuir para a formação de áreas de instabilidade que irão trazer precipitações mais significativas para a área informada com previsão de eventos de chuva, ou seja, os registros deverão atingir mais de 50% do território.

Para esta terça-feira (30), a previsão do tempo apontada neste momento é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/04/29/ceara-tem-chuva-em-todas-as-regioes-em-24-horas-tamboril-registra-59-milimetros.ghtml

Recomendado pelo Google: