header top bar

section content

Adolescente que sonha em ser repórter ganha câmera de presente, após apelo na internet, no Ceará

O adolescente de 14 anos, que vive em uma vila no município de Orós, mantém um portal e um canal na plataforma YouTube para noticiar os fatos que acontecem na região.

Por Ceará 1 com G1CE

29/04/2019 às 10h07

Jovem prega folhas brancas na parede para fazer suas gravações (Foto: Wandenberg Belém)

O adolescente de 14 anos, que vive em uma vila no município de Orós, mantém um portal e um canal na plataforma YouTube para noticiar os fatos que acontecem na região

A história de Samuel Alves ganhou repercussão nacional após seu pedido viralizar nas redes sociais. No começo do mês de abril, o jovem cearense da vila Guassussê, zona rural do município de Orós, no interior do Ceará, pediu a doação de uma câmera fotográfica em um grupo do Facebook. “Alguém tem uma câmera dessa aqui para fazer uma doação para mim? Meu sonho é ser repórter, jornalista, então estou precisando de equipamentos para fazer transmissão de qualidade para vocês”, pediu o garoto.

Após muitas piadas e comentários que zombavam do pedido, Natália Freitas, uma fotógrafa de Jaguariúna (SP), se sensibilizou com a história e doou o equipamento. “Samuel, sou fotógrafa. Tenho uma câmera dessa para te dar de presente”, foi a resposta da fotógrafa, que entrou em contato com o garoto via internet.

A câmera que Natália prometeu chegou na casa de Samuel na sexta-feira (26). “Estou emocionada de mudar a vida de alguém. Acredito que neste mundo a gente tem que fazer a diferença na vida das pessoas”, confidenciou Natália em um vídeo que postou nas redes sociais. “Falei pra ele nunca desistir do sonho dele. Vou dar uma câmera que me fez conquistar muitas coisas na minha vida”, conclui.

O jovem gravou um vídeo no canal que mantém na plataforma de vídeos YouTube abrindo a caixa com o equipamento. “Quero agradecer a Natália. Madrinha, um beijo, agradeço bastante”, ressaltou Samuel ao finalizar o vídeo.

O sonho de ser repórter
Com apenas 14 anos, o jovem sonha em ser repórter e já exerce a função escrevendo em seu blog e postando vídeos em seu canal do Youtube, que leva o nome da vila onde mora. “Desde os cinco anos de idade eu já brincava de ser repórter. Assistia sempre ao Jornal Nacional. Este é o meu sonho”, ressalta Samuel Alves.

O estúdio é improvisado em um dos quartos da casa simples, sem reboco na parede. Todo dia Samuel sai pregando folhas brancas na parede para fazer suas gravações. “O negócio dele é jornalismo”, confirma a avó, Francisca Alves, que tem Samuel como um filho. “Ele ganhou antes uma camerazinha e um microfone, mas esta câmera acabou sofrendo um acidente. Caiu na água e parou de funcionar”, lembra a avó.

O celular, antes da câmera de Natália chegar, era a principal ferramenta de Samuel. É na vila Guassussê, no município de Orós, distante 341 quilômetros da capital cearense, que o jovem garoto fala sobre o cotidiano do lugar, desde programação religiosa até atividades culturais da vila e de cidades próximas. “Tudo que acontece na região coloco no blog, às vezes faço transmissão ao vivo, o programa Hora da Notícia”, explica.

Colhendo os frutos
Além da câmera, Samuel também vai ganhar um estúdio, que está sendo construído no alpendre da casa. Em seu canal, o jovem está fazendo um diário para acompanhar a construção, já com a câmera que ganhou de Natália.

O cearense foi convidado para participar de um congresso voltado à comunicação em Recife (PE). “Entraram em contato comigo e solicitaram a presença dele. Pediram para ele ir e falar do projeto dele. Vai ser bom para ele. Vai conseguir mais ajuda e assim realizar o sonho dele”, aponta Jordão Freire, morador da vila e um apoiador do adolescente.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/04/28/adolescente-que-sonha-em-ser-reporter-ganha-camera-de-presente-apos-apelo-na-internet-no-interior-do-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: