header top bar

section content

Região do Ceará recebeu em 10 dias mais da metade do volume de chuva esperado para abril

Cidade do Crato recebeu 264,8 milímetros, enquanto a média para o período é de 196,2 milímetros.

Por Ceará 1 com G1CE

10/04/2019 às 15h21

Choveu em 24 cidades da Região do Cariri. Em Juazeiro do Norte houve precipitação de 12 milímetros (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

A região do Cariri do Ceará recebeu um volume de chuva nos 10 primeiros dias de abril de mais da metade da média para todo o mês, segundo informações preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme o órgão, o observado até quarta-feira (10) é de 95,2 mm, sendo a média 178,5 mm.

O município que registrou maior volume nestes últimos dez dias foi Crato. A cidade já recebeu 264,8 milímetros, quando o normal é de 196,2 milímetros. Um desvio positivo de 35%. Em seguida aparece o município de Abaiara, que computou até agora 200 milímetros; o esperado é de 167 milímetros. Um percentual de 19,8% acima do normal.

Chuvas do dia
Os maiores acumulados informados pela rede de observadores da Funceme, até o início da manhã de quarta, foram no município de Jardim, com 95 milímetros e em dois postos pluviométricos de Porteiras: 85 mm no Sítio Saco e 69 mm na sede do município. Também houve registro de 63 mm em outro posto de Jardim (sede), 54,2 mm em Jati e ainda 54 mm no Crato. Os dados serão atualizados ao longo do dia.

Além dos observados expressivos do período recente de 24 horas, entre segunda (8) e terça, o Cariri já havia registrado, novamente, as maiores precipitações do estado. Na ocasião, em Santana do Cariri (70 mm) e Penaforte (61 mm).

Previsão para os próximos dias
Para esta quarta, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, Cariri, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Já para esta quinta-feira (11), quando o cenário meteorológico indica condições mais favoráveis para o estado como um todo, a indicação é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões.

Na tarde de quarta, os meteorologistas realizarão uma nova rodada de observação para indicar, se necessário, mudanças na previsão indicada nesta manhã.

Fonte: Ceará 1 com G1CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/04/10/cariri-recebeu-em-10-dias-mais-da-metade-do-volume-de-chuva-esperado-para-abril.ghtml

Recomendado pelo Google: