header top bar

section content

Forças políticas do Sertão, Cariri e Curimatau se unem para discutir processo eleitoral 2018

Ministério da Integração Nacional autoriza que Ferreira Guedes assuma conclusão do Eixo Norte.

Por G1

08/05/2018 às 16h10

Águas do São Francisco devem chegar ao Ceará em agosto, diz ministério (Foto: Divulgação/Semarh)

O Ceará deve receber água da transposição do Rio São Francisco em agosto, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. A pasta informou nesta terça-feira (8) que o consórcio Ferreira Guedes assuma conclusão do Eixo Norte. As informações foram dadas pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, em reunião com representantes do Ministério Público do estado da Paraíba.

A ordem de serviço assinada nesta terça autoriza o início do trabalho na obra desde junho de 2016. A previsão inicial é de que o empreendimento fosse concluído em 2012.

Segundo o Ministério, mais de 1.200 profissionais estarão em campo nas próximas semanas para garantir que as águas cheguem ao Ceará até o mês de agosto. Para acelerar o cronograma, várias frentes de serviço vão atuar simultaneamente, em períodos 24 horas.

“Hoje, já temos cerca de 250 trabalhadores mobilizados no local. A construtora começará pelos pontos de obras mais complexos do trecho: a terceira estação de bombeamento (EBI-3) e o túnel Milagres. A EBI-3 é a maior estação elevatória de toda a Integração do São Francisco. São 90 metros de altura. É o equivalente a elevar o volume de água de uma piscina olímpica – a cada segundo – à altura de um prédio de 30 andares. Nossa expectativa é de acionar essa estrutura até o mês de junho”, afirmou o ministro Pádua Andrade.

Transposição Rio São Francisco (Foto: João dos Santos)

Ritmo lento
Ainda conforme o Ministério da Integração, a substituição do Consórcio Emsa-Siton, que era responsável pela execução das obras na Meta 1N, foi uma medida para garantir o cumprimento dos prazos de entrega do Eixo Norte, já que a empresa não vinha apresentando ritmo de trabalho adequado ao cronograma.

“Para não gerar prejuízos à população, preventivamente, rescindimos o contrato e vamos acelerar os serviços. É nossa prioridade entregar o Eixo Norte em 2018, assim como prometemos – e cumprimos – a entrega do Eixo Leste em 2017”, acrescentou o ministro.
No início de fevereiro, o Governo Federal acionou a segunda estação de bombeamento (EBI-2) do eixo, em Cabrobó (PE). O funcionamento permitiu que as águas do ‘Velho Chico’ continuassem avançando pelos canais.

Inicialmente, será garantido um reforço no abastecimento para 9,2 mil pessoas no município de Terra Nova (PE) – 4,2 mil na área rural e 5 mil na urbana. Em novembro do ano passado, as águas do Eixo Norte já começaram a atender cerca de 3,2 mil moradores e produtores da região de Cabrobó, em 17 comunidades rurais.

A Meta 1N do Eixo Norte tem 140 quilômetros de extensão e passa pelos municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, até a cidade de Penaforte, no Ceará. As demais etapas (2N e 3N) estão em fase final de conclusão.

G1

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/aguas-do-sao-francisco-devem-chegar-ao-ceara-em-agosto-diz-ministerio.ghtml

Tags:
Recomendado pelo Google: