header top bar

section content

Mais de 70 municípios do Ceará iniciam o mês de maio com chuvas

Limoeiro do Norte registrou o maior volume de precipitação no primeiro dia de maio

Por G1 CE

01/05/2018 às 17h06

Em Juazeiro Norte, dia amanheceu com pouca chuva, mas a Região do Cariri registrou boas precipitações. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

No primeiro dia de maio choveu em 84 cidades do Ceará entre as 7h desta segunda-feira (30) e às 7h desta terça-feira (1º), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Destaque para a Região do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Região da Ibiapaba.

Maior registro ocorreu no município de Granjeiro (Região Sul) com 58,2 milímetros. Em seguida na cidade de Limoeiro do Norte (Região Jaguaribana) com 52 milímetros. Seguido por Altaneita (50 milímetros), Mulungu (48 milímetros), Várzea Alegre (48 milímetros), Quixeramobim (45, 6milímetros) e Caririaçu (38 milímetros).

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o feriado do Dia do Trabalho, como também o restante da semana será chuvosa.

“Há possibilidade de precipitações mais generalizadas no estado. Para segunda, a tendência é semelhante. Ao longo do fim de semana, o centro e o norte do estado serão mais beneficiados. Já na segunda e na terça, há tendência de chuvas em todas as regiões”, explica.

Apesar da redução das chuvas na última semana, abril termina como um mês chuvoso. Balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Granjeiro (Posto: Cana Brava Dos Ferreiras) : 58.2 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 52.0 mm
Altaneira (Posto: Altaneira) : 50.0 mm
Mulungu (Posto: Mulungu) : 48.0 mm
Várzea Alegre (Posto: Riacho Verde) : 48.0 mm
Quixeramobim (Posto: Passagem ) : 45.6 mm
Quixeramobim (Posto: Quixeramobim) : 43.0 mm
Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 38.0 mm
Assaré (Posto: Assare) : 37.0 mm
Banabuiú (Posto: Banabuiu) : 35.0 mm
Previsão para terça-feira:

Nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste do estado. Nas demais regiões, possibilidade de chuva ao longo do dia.

Previsão para quarta-feira:

No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste e no Carirí. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.
Previsão para quinta-feira:

Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 8,58 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 9,68% do volume máximo.

Fonte: G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/no-primeiro-dia-de-maio-funceme-registra-chuva-em-mais-de-70-cidades-do-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: