header top bar

section content

Após seis anos de seca, açudes do Sertão nordestino ganham volume de água e viram pontos turísticos

Chuvas em fevereiro foram 54% acima do esperado, conforme a Funceme.

Por G1

08/03/2018 às 08h28

Açudes cheios no Ceará viram pontos de visita com as cheias (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Açudes de pequeno porte que sangraram ou receberam um bom volume de água com as chuvas das últimas semanas no Ceará viraram atração em cidades do interior do Ceará. As chuvas acima da média em fevereiro mudaram a paisagem no sertão cearense, que sofre há seis anos a maior seca já registrada no estado.

+ Previsão diz que próximos 4 anos serão de chuvas no Sertão e aponta volta das precipitações até sexta

O Balneário do Boi Morto, em Ubajara, é um dos pontos mais visitados da região da Ibiapaba em épocas de cheia.

“A gente depende muito da água. Ela garante sustento da agricultura, é importante pras pessoas, por animais, pro turismo e pra deixar essa paisagem bonita”, diz o estudante Ranilson Guilherme, durante visita ao local.

“O momento mais importando do ano para quem vive no interior do Nordeste é a época de chuva, que nos últimos anos foi muita fraca. Mas nesse ano graças a Deus temos muitas chuvas e elas vão continuar acontecendo, pra nossa alegria”, comemora Raimunda Ferraz.

Chuvas
Apenas nesta segunda-feira (5) choveu 43 milímetros em Ubajara, na região da Ibiapaba. Já no Sertão dos Inhamuns ocorreu em Santa Quitéria com 31,0 milímetros.

De acordo com a Funceme as chuvas ocorrem devido ‘banda de nuvens’ que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

G1

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/apos-seis-anos-de-seca-acudes-do-ceara-ganham-volume-de-agua-e-viram-pontos-turisticos.ghtml

Recomendado pelo Google: